Uma boa estratégia de SEO (Otimização para motores de busca) para um site ou blog, DEVE se basear em conteúdo, sim CONTEÚDO. Garantido um conteúdo próprio e de qualidade, passamos para as tecnicas de otimização On Page e Off Page (falaremos mais sobre os dois termos em outros posts).
Ok, conteúdo é importante, mas quem criará esse conteúdo?
Muitos clientes preferem elaborar o seu próprio texto de uma página básica, como um “Quem somos”, por exemplo. Isso pode fazer com que ele perca uma boa chance de otimizar algum termo ou palavra-chave importante dentro desse conteúdo.
Outros clientes percebem que os textos do site tem grande importância e acabam contratando uma agência de publicidade ou de consultoria por aí, que em sua maioria, estão acostumadas a trabalhar com o “meio físico” como impressos e televisão. Esse “costume” acaba gerando uma falha quando vão criar um conteúdo para um site. A falha é não saber “falar”com o Google e com o seu público alvo ao mesmo tempo.
Caso você seja retador e ainda não possua conhecimento sobre SEO e Marketing Digital, dê uma lida antes neste post: Marketing Digital: Google e otimização (SEO) para ter uma pequena introdução ao assunto.
Não é algo fácil essa mudança de hábitos e para melhorar, demanda estudo e prática por parte do redator para conseguir fazer um texto em que agrade ao Google e fique bom de leitura para o usuário do site.
Alguns pontos são relativamente fáceis de adaptar um bom SEO com uma boa chamada, por exemplo, o título para um post ou para um Call to Action (falaremos sobre este termo em outro post).
Confira algumas dicas básicas de SEO para redigir um texto:
Títulos: O ideal é que a palavra-chave escolhida, apareça no começo e que esse título não seja muito longo.
Plágio: O Google está muito evoluído quanto à questão de cópia de conteúdo, se você pegar conteúdo de outro site, o Google eventualmente vai perceber e ignorar sua página. Se alguém copia um conteúdo seu, vai acontecer o mesmo. Óbvio que nada é perfeito e as vezes o Google pode demorar um pouco a perceber, então aproveite para fazer um serviço bem feito e criar um texto único para se garantir.
Links on page: Crie pelo menos 1 link interno na primeira vez que a palavra-chave aparecer, isso é o mínimo a se fazer. A melhor “estratégia” sempre depende muito de que você está falando, tamanho do texto, quantidade de palavras que deseja otimizar, etc. Crie 1 ou 2 links nas palavras-chave para uma página interna e garanta o mínimo para seu conteúdo.
Em SEO não existe fórmula milagrosa, é trabalho constante e sempre se atualizando sobre as alterações dos critérios de relevância dos motores de busca, do comportamento dos concorrentes e vários outros fatores. Como redator, tente adaptar algumas tecnicas ao texto e como profissional de SEO, faça o possível para manter o texto com sentido para o público, pois se ninguem ler, não adianta nada sua otimização.
Acompanhem nossa categoria sobre Marketing Digital!
Interessante artigo