Nessas últimas semanas desde o update do Penguin, vários sites perderam posições no Google e por isso reformularam Home pages, desenharam novos layouts e adicionaram novas páginas tudo com esperança de recuperar o ranking perdido.
Mesmo que você não tenha sido afetado pelo Penguin update, provavelmente você está pensando quais os impactos que um próximo algorítimo pode trazer? Qual nome de animal será? Como isso afetará o tráfego e as vendas? Como lidar com isso?
É difícil criar um conteúdo competitivo quando você já está ocupado tocando seu negócio e esse é o principal ponto do Penguin.
O Penguin update prova que qualquer site pode perder várias posições da noite para o dia, merecendo ou não. Mesmo que você recupere seu rank, pode ser que você não tenha a mesma sorte futuramente. Por isso você precisa ter outras estratégias preparadas para divulgação do seu site fora o Google.
Focar algumas Keywords e incluí-las em artigos, post de blog ou vídeos são alguns exemplos. Você certamente faz do Google uma parte do seu arsenal de marketing, se acontece algum problema, você não pode ficar totalmente offline.
Mas como isso é possível? O Google não é a única forma de “ver e ser visto”?
Se você é um dos vários donos de sites que pensam que o rank do Google é só um pouco menos importante que o oxigênio, é hora de dar um passo para trás e dar uma olhada mais geral no ambiente online. Há várias formas de divulgar seu website sem a ajuda do Google, mesmo que isso vá dificultar muito o trabalho pois o Google é o principal meio ainda.
Segue abaixo 5 boas ideias que você pode começar a trabalhar hoje no seu site:
1. Marketing de Artigos
Não, não estou falando de spam de artigos de baixa qualidade em diretórios espalhados pela internet que não te darão relevância alguma. Este método é beeeeeeeeeem 2005 e o irmão do Penguin update, Panda, acabou com sua importância.
Ao invés disso, estou falando sobre publicar Artigos de alta qualidade e conseguir sindicá-lo em sites com Autoridade sobre seu nicho de mercado.
Como fazer isso?
Pense sobre os sites que você visita diariamente e que tem a ver com seu negócio. Pense sobre listas de email que você se inscreve. As chances são grandes de algum desses sites publicar de alguma forma o seu artigo com conteúdo único, interessante e que seja bom para a leitura dos usuários.
2. Aproveite o poder do Guest Blogging
Blogueiros profissionais trabalham muito duro para manter sua audiência. Se você consegue fornecer um conteúdo para um post único, relevante e que será bom para seus visitantes, você consegue a chance de manter por pelo menos 1 dia vários usuários de olho no que você quer falar e sempre vinculando o seu site à esse texto. O blog ganha um conteúdo relavante e você ganha visibilidade. Não se esqueça de fornecer uma pequena bio que irá no final do post como assinatura.
3. Aprenda mais sobre Email Marketing
Porque não transformar antigos clientes em novos negócios? Se você não usa Email Marketing, está na hora de começar, mas se lembre que uma boa newsletter não envia somente o que você quer vender. Ao invés disso, ela deve ser desenhada para criar um relacionamento com seus inscritos, compartilhando notícias e gostos em comum. Você estará na mente do inscrito e eles se lembrarão de você e daquele conteúdo interessante que você enviou para ele.
4. Conecte-se com outras pessoas
Não, isso não é o mesmo que “Ache forums do seu nicho e fique postando la”. Ao invés disso, use seu tempo com inteligência e se torne um especialista.
Mas como?
Responda e faça perguntar em sites e forums que permitem tal ação. Promova uma interação real de ajuda com participantes do forum e lembre-se de criar uma assinatura que contenha seu site e uma breve descrição. Se uma pessoa percebe que você entende de algo e é prestativo, você será procurado novamente.
5. Aproveite o poder da publicidade boca-a-boca ou “perfil-a-perfil”
Quanto mais você estiver presente e ativo, mais as pessoas vão falar com você e sobre você. Se as pessoas falam sobre você, elas se lembrarão quando for conveniente.
Como fazer com que as pessoas falem sobre você?
Pense pela perspectiva do seu público-alvo. Seja inteligente para responder suas perguntas e resolver seus problemas em sites de terceiros, blogs, forums e nas mídias sociais. Se torne um especialista no seu nicho. Adicione um “toque humano” no seu blog, posts, artigos, newsletters, tweets, etc, para que as pessoas vejam que há uma Pessoa Real e não é somente uma Corporação.
Lembre-se, o seu público-alvo é quem realmente torna sua estratégia um sucesso ou um fracasso e não os spiders do Google. Se você conseguir desenvolver uma boa quantidade de conteúdo e utilizar o máximo de estratégias com inteligência, você pode considerar que o posicionamento nos motores de busca vem como um bônus nessa estratégia.
Dessa forma você não fica à mercê do humor do Google.
O Google gosta de quem escreve para o público e não para os buscadores, as mais recentes atualizações de seu algorítimo mostram bem isso..
Parabéns pelo artigo.
Exatamente isso, o conteúdo é o Rei no momento.
Obrigado por comentar.
Otimas dicas sobre SEO, bem colocadas suas ideias.
Muito obrigado pelo comentário!