O Consumer Electronics Show fez 50 anos agora em 2017 e reuniu mais de 165.000 visitantes, 3800 expositores e muita inovação. Confira quatro fortes tendências que devemos ficar de olho que foi observado nos novos produtos e tecnologias apresentados na feira.
1 – A voz é o futuro da interação entre homens e máquinas
As interfaces de voz evoluíram e estão se tornando uma excelente fonte de informações sobre hábitos e preferências dos usuários, que são indispensáveis para criar interações mais inteligentes e personalizadas. Além disso, a possibilidade de conhecer em mais detalhes o que os usuários querem e precisam dá às marcas a chance de oferecer produtos mais eficientes e em sintonia com as necessidades de seu público.
A interação por voz é eficiente, reduz atritos de compra e pesquisa e, principalmente, ajuda a democratizar o acesso à informação. Em média as pessoas conseguem escrever 40 palavras por minuto, mas são capazes de dizer 150 no mesmo intervalo de tempo. Além disso, podemos acessar os aparelhos sem ter que pegá-los. Outra vantagem que as interfaces de voz têm sobre outros métodos de interação é que elas são inteligentes e capazes de oferecer experiências personalizadas para cada usuário por meio da análise de elementos como quem está falando, local, seu tom de voz e as palavras que usou, entre outras.
Os números confirmam essa mudança. Nos Estados Unidos 20% de todas as buscas feitas no mobile já são por voz. Aqui no Brasil, o número de buscas contendo a expressão “OK, Google” cresceu mais de 85% em 2016.
2 – A internet das Coisas com a Inteligência Artificial
A fronteira concreta entre as indústrias de tecnologia, telecomunicações e manufatura está cada vez menor e progressivamente menos óbvia conforme os mais variados segmentos oferecem produtos físicos que trazem conectividade e soluções digitais, ou seja, a Internet das Coisas está cada vez mais presente nas nossas vidas.
A Internet das Coisas já está aí faz algum tempo, mas diferença é que as “coisas” estão ficando mais inteligentes e independentes. Por exemplo, tudo que uma geladeira podia fazer a um tempo atrás era conservar os alimentos e gelar bebidas. Aí surgiram os refrigeradores conectados à internet, que ofereciam receitas, lista de compras, acesso ao e-mail, previsão do tempo, etc., por meio de um display na porta do aparelho.
Agora na CES 2017, foi apresentado um refrigerador com assistente pessoal que identifica os hábitos dos usuários para otimizar os ciclos de refrigeração durante o dia, avisa quando os produtos vão perder a validade e até mesmo compra on-line o que estiver faltando.
Escovas que analisam a saúde do cabelo e pijamas que ajudam a recuperação de atletas também foram novidades apresentadas junto aos últimos lançamentos da indústria automobilística.
A Internet das Coisas evoluiu e já não se limita à mera conectividade, estando lado a lado com a inteligência artificial, ela aprende com os hábitos do usuário e oferece serviços e soluções personalizadas. Muitos varejistas já estão concentrando seus esforços nas áreas de Inteligência Artificial e Machine Learning, como o Ebay com sua página inicial que agora é traz conteúdos selecionados para o usuário com base nos aprendizados da Inteligência Artificial do site.
3 – Realidades mista: Real e virtual
NO real e o virtual em breve vão se misturar a ponto de virarem uma coisa só – a realidade virtual chegou com tudo mudando a forma como as pessoas experimentam o mundo. Hoje, o VR já reúne 90 milhões de usuários ativos e a estimativa é que esse número dobre até o final de 2018.
Uma roupa de cama infantil que vira historinha quando filmada com o tablet, VR sendo usado no treinamento de atletas para a prevenção de lesões e jogos da NBA com lugares na primeira fila sempre garantidos, esteja o torcedor onde estiver.
O Google marcou presença nesse setor com o lançamento do Asus Zenfone AR, que traz a tecnologia Tango, que permite que o smartphone não só mapeie interiores para, por exemplo, descobrir onde andares, paredes, tetos e móveis estão, mas também reconheça a localização do dispositivo dentro desse espaço e a sua orientação. Em outras palavras, com a Tecnologia Tango, smartphones e tabletes enxergam em 3D, e isso permite que você não apenas projete objetos sobre uma imagem mas realmente substitua elementos por outros. Imagine que você vai redecorar a sua casa, usando o Cardboard, você poderia apagar o seu sofá velho da cena e testar um catálogo inteiro, como se realmente estivesse colocando os produtos na sua sala.
4 – Transportes inteligentes e sem motoristas
Os carros autônomos são a grande aposta da indústria automobilística para os próximos anos. As montadoras deixaram claro o quanto um futuro sem motoristas está próximo de se tornar realidade – já há até quem diga que o nome CES agora se refere a Car Electronics Show por conta da relevância que essa indústria vem conquistando na feira.
O recente AutoTrader Car Impact Study mostra que, atualmente, 46% dos millennials esperam que seus carros façam as mesmas coisas que seus smartphones.
O reflexo dessa aspiração já pode ser percebido no mercado no qual conectividade não é mais privilégio dos itens de luxo e vemos modelos de entrada equipados com GPS integrado, sensor de estacionamento e bluetooth de fábrica. Segundo o Gartner, são esperados 250 milhões de automóveis conectados à internet até 2020.
No futuro, a proposta de valor dos carros será pautada cada vez mais em conectividade e serviços. Com a evolução da conectividade veículo-para-veículo, as pessoas poderão planejar seu deslocamento em tempo real e de forma integrada e holística, incluindo todos os meios de transporte.
Todas as tendências apresentadas e a maior parte das inovações exibidas na CES 2017 geram um volume absurdo de dados que podem ser facilmente integrados via plataformas e algoritmos. Estamos diante de um amanhã em que as máquinas irão conhecer seus usuários tão bem que poderão prever suas necessidade e vontades e antecipar-se a elas.
Como sua marca está se preparando para esse futuro?