Em 2014 o Google confirmou que sites que passassem a utilizar o SSL/HTTPS seriam beneficiados nos resultados orgânicos.
Hoje existem várias empresas oferecendo certificados de segurança a preços bem acessíveis e outras são gratuitas como o caso da Let’s Encrypt e da CloudFlare.
Independente de qual escolherem basta seguir esse passo a passo para uma migração segura e sem riscos de queda de performance orgânica:
- Redirecionamento 301 HTTP para HTTPS;
- Testar o site com a ferramenta: https://dev.ssllabs.com/ssltest/;
- Alterar todos os links internos do site para HTTPS (requests de scripts, estilos, imagens, etc.) ;
- Atualizar todas as Tags Canonical para HTTPS;
- Alterar para HTTPs no Google Analytics (Configurações da propriedade);
- Criar novo Search Console com endereço HTTPS;
- Criar novo Sitemap com URLs em HTTPS;
- Enviar o novo Sitemap no Search Console;
- Verificar se robots.txt está bloqueando alguma página importante;
- Integrar do Analytics com o novo Search Console;
Um comentário em “SEO – Implementar o certificado de segurança SSL/HTTPs”