Como escrever títulos impactantes para cativar, converter e conectar sua persona à sua marca gerando mais engajamento?
O título pode ser o primeiro contato com o usuário, fazendo com que isso já seja motivo suficiente para você dar a devida atenção a eles.
Você pode ter vários objetivos com sua publicação, como: abrir uma mensagem, ler um artigo, baixar um ebook, entre outras ações.
Como fazer para capturar a atenção do leitor?
No ambiente digital, o usuário é bombardeado por informações o tempo todo com publicidade, publicações em redes sociais, mensagens de e-mail e não importa o canal.
A concorrência pela atenção do usuário faz com que ele desvie de seu caminho original com facilidade, então, um título é o ponto de partida de um relacionamento.
O que um bom título na sua publicação pode impactar?
- Gerar mais tráfego para o seu website;
- Aumentar a taxa de aberturas no e-mail marketing;
- Aumentar o engajamento nas redes sociais;
- Potencializar a efetividade dos anúncios;
- Adquirir novos leads para o negócio;
- Transportar o usuário entre as páginas de um blog;
- Melhorar o ranqueamento dos seus artigos nos mecanismos de buscas (SEO);
- Ser responsável por efetivar uma venda;
- Iniciar um relacionamento entre marca e público.
Eles podem ser a diferença entre abandono do site e uma navegação contínua, um clique entre o seu link e o da empresa concorrente, o acesso a uma mensagem ou o envio para a caixa de spam.
Como escrever títulos impactantes?
O principal objetivo de um título é chamar a atenção do usuário logo de cara. Em meio a tanta concorrência por atenção, é preciso que ele se destaque.
Algumas dicas importantes para criar um bom título são:
Um bom título deve ser claro
O objetivo final de qualquer conteúdo gerado online é fazer com que o usuário interaja com ele. Títulos confusos podem até que o leitor fique curioso, mas certamente não atrairá quem precisa daquele conteúdo.
Sendo assim, a clareza é um fator que deve ser considerado. Crie seus títulos de tal maneira que o consumidor compreenda o assunto a ser tratado.
Um bom título deve ser urgente
O senso de urgência desperta a necessidade de realizar a ação esperada.
Utilize palavras como “agora”, “somente hoje”, “imediatamente” para despertar a sensação de emergência. Mas lembre-se: não é preciso “gritar” utilizando a caixa alta em todo o texto.
Um bom título deve ser útil
Eis aqui uma característica comum à maioria das estratégias de marketing digital.
É preciso trazer algo relevante ao leitor, ajudá-lo na resolução de problemas, informá-lo e educá-lo acerca de um assunto. Você deve trazer uma informação que trará benefícios à sua persona.
Um bom título deve aguçar a curiosidade do leitor
Quando o usuário vê um título curioso, são grandes as chances de ele consumir o conteúdo.
Nesse sentido, perguntas, palavras de impacto e promessas são bons recursos.
Atenção: Lembrando sempre que as promessas do título devem ser cumpridas no texto! Quando você diz que irá solucionar uma dúvida e não o faz, provavelmente será penalizado pelos algoritmos de buscas.
Como usar o Copywriting na prática?
Imagine que Mariana, uma apaixonada por literatura, se inscreveu na sua newsletter, que tem como objetivo gerar leads para um e-commerce de livros.
O seu departamento de marketing prontamente enviou-lhe duas mensagens por e-mail, cujos títulos eram:
- Promoção de livros
- Ah, o cheirinho de livros novos na estante!
Observe que, no primeiro caso, há um título padronizado, que dificilmente capturará a atenção de Mariana.
Já o segundo aguça a curiosidade, foge de clichês e utiliza o marketing sensorial como instrumento de aproximação.
Agora, falemos sobre a personalização. Um bom banco de dados pode fazer toda a diferença no processo de vendas.
Imagine que, durante a inscrição na newsletter, foi perguntado a Mariana qual é o seu gênero favorito. Prontamente, você descobre que ela tem uma inclinação pela fantasia.
- Curte livros de fantasia? Hoje tem promoção!
O título é único, específico, urgente, útil e aguça a curiosidade do público.
Esses dados podem ser adquiridos também através do remarketing, observando quais as páginas mais visitadas pelo consumidor e oferecendo-lhe produtos similares.
Nem sempre é fácil alinhar todos esses requisitos em apenas um título, mas você deve ter em mente que a utilização de ao menos um deles é primordial para engajar a sua persona.
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