Se o Whatsapp Business antes já era um grande facilitador no atendimento e na conversão de clientes, agora passou a ser indispensável. O recurso de catalogar produtos direto na plataforma facilita o processo de venda, permitindo a exibição rápida de cada item e fácil conversão. Confira aqui o passo a passo para catalogar seus produtos no Whatsapp.
Confira no vídeo abaixo do Ecommerce na Prática, como catalogar os seus produtos no Whatsapp Business. Assista:
O Whatsapp Business já ajuda milhares de empreendedores a fecharem vendas de forma simples e direta.
Ao mesmo tempo em que é possível conversar com os consumidores e humanizar a sua marca, a plataforma oferece alguns recursos que mantém o profissionalismo, como análise de métricas e mensagens automáticas.
E agora tem a possibilidade de mandar diretamente o catálogo de produtos para o cliente, o que deixa o processo de venda ainda mais prático. Assim, você acelera o atendimento e a jornada de compra, já que os usuários podem ver os seus produtos na plataforma.
Antes do recurso, o Whatsapp Business tinha o maior objetivo de ser um canal de atendimento. Agora, ele pode funcionar como o Instagram e o Facebook, que começam a ser vistos também como ponto de venda, onde todos os seus produtos ficam disponíveis para visualização.
Com o catálogo, ele vai unir dois fatores importantíssimos no E-commerce: o contato direto com o cliente e o mostruário de produtos.
O novo recurso ainda está em fase testes no Brasil, mas alguns usuários já podem utilizá-lo. Se ele ainda não apareceu para você, fique tranquilo. A promessa é que em breve esteja disponível para todos.
O sistema de pagamento direto, porém, ainda é uma incógnita no WhatsApp Business. Por enquanto, o Whatsapp funciona como um intermediador e você pode usar links de pagamento, como do Mercado Pago e PagSeguro
Como catalogar os produtos no Whatsapp Business:
1 – Na página inicial do seu Whatsapp Business, acesse “configurações” e entre em “configurações da empresa”;
2 – A opção “Catálogo” deve aparecer entre o “Perfil comercial” e o “Estatística”. Caso você não o encontre, é porque o recurso ainda não foi liberado para o seu perfil. Porém, como disse acima, não se preocupe. Eventualmente ele estará disponível.
3 – Selecione o símbolo “+” para começar a adicionar os produtos no catálogo.
4 – É possível colocar o nome do produto, fotos, descrição, preço e um link, seja para uma página de pagamento ou paga página de vendas.
5 – Depois de preencher tudo, selecione “salvar” e agora basta esperar que os seus produtos sejam aprovados e que fiquem disponíveis para a divulgação. Bem parecido como é no Instagram Shopping.
Depois que os seus produtos forem aprovados, o catálogo ficará disponível para todas as pessoas que entrarem no seu perfil, podendo ser modificado a qualquer momento.
E você pode enviá-lo para os clientes da mesma forma que envia uma foto ou um documento:
1 – Entre na conversa do cliente e selecione o símbolo em formato de clipe, como se fosse enviar um documento para ele;
2 – Ali, vai aparecer a opção “Catálogo”. Após clicar nele, você será redirecionado seus catálogo e selecionará o produto que deseja enviar ao cliente;
3 – Selecione enviar e pronto.