Recentemente, o Copyblogger divulgou um estudo que diz que 80% dos visitantes leem um título, mas somente 20% chegarão até o final dele.
Isso pode ser prejudicial às suas estratégias online, portanto, é preciso investir na qualidade. A seguir, você conhecerá um passo a passo para redigir um título impactante:
Passo 1: Utilize dados e estatísticas para escrever um título
Mike Hamers, especialista em copywriting, afirma que um número, geralmente, é melhor que uma palavra para conseguir gerar cliques na internet. Portanto, não hesite em utilizar estatísticas e dados para construir seus títulos. Listas performam muito bem por esse motivo também.
Invista também em percentuais, já que tendem a passar maior credibilidade. Eles chegam a gerar 73% mais compartilhamentos em redes sociais. É o que vemos em sites como o Buzzfeed e o Catraca Livre.
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Passo 2: Foque nos objetivos
Antes de criar um título, pergunte-se:
- Por que as pessoas gostariam de ler isso?
- Esse artigo serve para qual finalidade?
- Ele será útil para o meu público-alvo?
Para isso algumas palavras podem ser bastante aplicáveis em seu título, e passam uma impressão de que o consumo do conteúdo trará uma oportunidade única de informar e resolver os problemas do usuário. Por exemplo, dicas, fatos, segredos, mistérios, estratégias, truques, exercícios, práticas, razões, motivos, ideias, métodos, maneiras, passos, entre outros.
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Passo 3: Abuse dos “gatilhos mentais”
Um gatilho mental é algo que despertará a atenção do cliente no momento exato em que ele ler a primeira sentença. No mundo virtual é muito comum que as pessoas apenas passem os olhos sobre as informações e descarte a grande maioria delas. Então, não desperdice a sua oportunidade!
O uso de adjetivos pode ser também um grande diferencial para conseguir a atenção de algum usuário. Alguns exemplos são:
- Divertido;
- Prático;
- Incrível,
- Único;
- Absoluto;
- Imprescindível;
- Essencial;
- Gratuito;
- Útil;
- Agradável.
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Passo 4: Use metodologias conhecidas
Algumas técnicas foram desenvolvidas para criar títulos impactantes. Conheça algumas delas:
Técnica: AIDA
Atenção – Palavras que capturem com eficiência a atenção do leitor.
Essa é uma técnica desenvolvida para definir tudo aquilo que um título impactante deve conter, e engloba quatro elementos básicos:
Interesse – Se refere aos benefícios que o usuário terá com o conteúdo.
Desejo – É o senso de urgência despertado pelo título.
Ação – CTA, que levará o usuário a realizar uma ação.
A utilização da AIDA é uma maneira simples de verificar a qualidade de um título. Pergunte-se se ele chama a atenção, desperta o interesse, atiça o desejo e o convida a realizar uma ação antes de colocá-lo no ar.
Técnica: SHINE
Specifity (Especificidade) – Relacionado ao problema que será resolvido ao ler um artigo (problemas nos negócios, no cotidiano, etc.)
Outro acrônimo utilizado para escrever bons títulos é o SHINE, cujas iniciais representam:
Helpfulness (Utilidade) – Aqui, o foco é a solução que o artigo trará ao usuário (como usar o Google Negócios, etc.)
Imediatismo – É o senso de emergência despertado por um título (oportunidade exclusiva, passos fundamentais, ideias imperdíveis, etc.)
Novidade – Trata-se do ineditismo apresentado em um título (novo processo, ferramenta exclusiva, etc.)
Entretenimento – É o fator que faz com que o leitor sinta que aquele artigo lhe trará boas experiências (listas divertidas, momentos de rotina, dicas para relacionar-se melhor, etc.)
Passo 5: Mensure os resultados e realize testes
A internet oferece uma oportunidade única para mensurar e analisar dados sobre o comportamento do consumidor e as performances das estratégias. Portanto, não existe em testar. Há algumas técnicas recomendadas para tal, como por exemplo:
- Envie newsletter com o mesmo conteúdo e títulos diferentes e descubra qual delas tem a melhor performance;
- Utilize diferentes CTA’s em seus artigos e compare-os;
- Compartilhe os mesmos links nas redes sociais, mudando o título, o horário e o dia e descubra quais delas conquistam maior engajamento;
- Construa dois artigos diferentes com as mesmas palavras-chave e descubra o quanto o posicionamento influencia no tráfego.
Quando você conhece a sua audiência, certamente estará muito mais apto a dialogar com ela. E isso, claro, representa uma melhoria nos negócios.
Sobreviver em um ambiente concorrido como a internet não é fácil, mas com a utilização das técnicas e metodologias corretas, é possível destacar-se. E, sem dúvida alguma, o primeiro passo para o sucesso é escrever títulos impactantes.
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