SEO – 5 erros de iniciantes que prejudicam a otimização de um website

 

Erros, todos nós cometemos de vez em quando e o ideal é apredermos com eles. Em SEO (otimização para os motores de busca) não é diferente. Mesmo um pequeno erro pode causar GRANDES problemas para o seu Website e grandes problemas causam perdas de tráfego, dinheiro e até de emprego.

Com isso em mente, segue abaixo 5 erros que merecem atenção, por serem bem fáceis de se resolver e evitar.

 

1. Avisar aos motores de busca que você não quer que eles adicionem o seu site em seu banco de dados ou siga seus links.

Se as páginas do seu site não estão no banco de dados do Google, entao não há como receber nenhum usuário dessa fonte de tráfego. Isso pode acontecer quando de alguma forma é adicionado a meta tag  “noindex, nofollow” erroneamente nas páginas do site. Na maioria das vezes é padrão de um CMS como o WordPress perguntar ao desenvolvedor, quando ele começa a criar o site, se quer ou não que as páginas estejam visíveis aos buscadores. É bom estar atento a esse detalhe caso não ache seu site ou blog nem procurando pelo próprio nome no Google.

 

2. Confiar cegamente em um software de SEO para otimizar o seu site

Repita comigo: “Não há um número específico de quantas vezes uma palavra-chave deve ser usada no meu conteúdo. Não há número mágico de palavras que deve ter em minhas páginas. Não há Títulos ou Descrições infalíveis. Não há software de SEO que possa otimizar o meu site sem a ajuda de um trabalho manual e minuncioso.”

Use o bom senso e otimize seu site, entenda o que seu público alvo procura sobre produtos, serviços ou informações. Crie um conteúdo que atenda essa necessidade e alie com tecnicas de otimização para os motores de busca.

 

3. Usar o Redirect-302 ou invéz do Redirect-301 para redirecionar páginas antigas (ou sites) para as novas

Se você mudou o seu domínio ou desenvolveu outras páginas para substituir antigas, as novas URLs serão diferentes. É crítico que seja feito um redirect das páginas antigas para as novas e assim evitar o temido erro-404 de página não encontrada. Esse redirect deve ser feito pelo 301 e não pelo 302, pois o 301 avisa ao Google para excluir a página antiga do seu banco de dados e evita assim conteúdos duplicados.

 

4. Escrever para o seu chefe e não para seu cliente

Quando você está acostumado com atividades, costumes e linguagem do dia-a-dia do seu trabalho e escreve sobre isso, você pode se esquecer de que alguém não familiarizado pode ficar sem entender nada do assunto. As pessoas que entram no seu site não devem precisar de um tradutor para entender exatamente o seu conteúdo. Muitos sites de empresas parecem não perceber isso e acabam explicando um conteúdo de forma que somente seus funcionários irão entender.

Para resolver esse problema, procure por palavras que seus clientes usariam para achar seu produto ou serviço. Você pode fazer isso usando a busca do Google e assim, conseguir criar um conteúdo mais claro e otimizado para o próprio Google e para  seu público alvo.

 

5. Criar um novo site com um novo domínio e deixar o antigo como está

Ter 2 websites ao mesmo tempo (antigo e novo) significa desastre quando se trata em motores de busca. Sempre que vi isso acontecer intencionalmente ou por simples erro, o novo website raramente ganha mais atenção que o antigo na busca. Vários detalhes como tempo de domínio ou conteúdos duplicado vão prejudicar seu novo site online. Se você gastou tempo e dinheiro para criar um novo site bem melhor que o antigo, não arrisque a chance de o anterior ficar melhor posicionado que o novo e remova ele.

Provavelmente há mais de 100 outros erros de iniciantes cometidos todos os dias, mas espero que esses 5 ajudem você a começar um desenvolvimento com mais chances de ficar livre de erros.

 

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