SEO On Page

SEO – Checklist Google Penguin Update – On Page 01

Checklist Otimização On Page

O Google descreveu o Penguin Update como um “Web spam” update, por isso é muito importante que você siga as recomendações que o próprio Google passa e evitar erros que possam te prejudicar. Começando por um bom SEO On Page, veja abaixo algumas considerações.

NÃO ENTRE EM PÂNICO! (Em letras amigáveis e garrafais intencionalmente).

É importante entender – e aceitar – que o algorítimo do Google muda o tempo todo, influenciando diretamente os resultados das buscas, então todos que pararem para analisar essas mudanças e traçarem novas estratégias melhores adaptadas, terão retornos melhores e mais rápidos. Tome decisões racionais e com calma.

Não exclua ou altere conteúdos aleatoriamente

google-webmaster tools imagemMuitos donos de site, após serem penalizados pelo Google, saem apagando conteúdo ou mudando páginas, títulos, links, etc. sem nem ao mesmo fazer um estudo e descobrir se realmente algo está errado. Isso pode gerar muitos erros 404 (página não encontrada), problemas de navegação e indexação e perda de autoridade de domínio por conta do conteúdo perdido.

Caso tenha que deletar algo, tenha certeza de fazer um redirect 301 para outra página relevante do site, para evitar links quebrados.

Elimine o “Over SEO” nos títulos, descriptions e textos âncora do site

Os motores de busca conseguem detectar e punir sites com “Over SEO” (Otimização claramente exagerada) e também o “Keyword Stuff” (Exagero de palavras-chave no conteúdo, títulos e descrição), por isso, confira no seu site se não há uma grande repetição de palavras-chave em tudo que é lugar, textos desnecessários escritos somente para “tentar” otimizar uma determinada página, conteúdos “escondidos” em rodapés ou no próprio código, etc.

Tenha em mente que o site para ser relevante para o Google também deve ser relevante e fazer sentido para os usuários.

Crie Titles e Descriptions únicos para cada página

Um erro muito comum encontrado nos sites, é a repetição dos títulos de páginas e de descrições, geralmente usando uma única contendo a palavra-chave principal. Isso caracteriza “Over SEO” e é punido pelo Google por conta da duplicação.

Você pode checar se suas páginas estão com Titles e Descriptions duplicados pelo Webmaster Tools.

google webmaster toolsConfira o Webmaster Tools sempre

O Google Webmaster Tools é um serviço gratuito que o Google oferece, vinculado ao Google Analytics, que ajuda a diagnosticar problemas com o seu website. Possui muitas ferramentas importantes, como erros de indexação, Titles e Descriptions duplicados, páginas não encontrada (404), etc.

O vídeo abaixo explica como usar o Webmaster Tools.

 

Clique e leia a primeira parte do checklist: SEO – Faça o Checklist do Penguin update do Google 01
Clique e leia a terceira parte do checklist: SEO – Checklist Google Penguin Update – On Page 02

 
 

2 comentários em “SEO – Checklist Google Penguin Update – On Page 01

Deixe um comentário