Um guia rápido para você conseguir criar seu Podcast

Veja abaixo um passo a passo rápido e completo para que fique claro o quanto é preciso investir de tempo e recursos para criar um podcast que seja bem-feito. Confira as etapas a seguir.

Como planejar o meu Podcast?

Já não é mais novidade para ninguém que qualquer ação que precisamos realizar exige um mínimo de planejamento. Por isso, é fundamental que essa etapa não seja menosprezada. É no planejamento que se estabelece o objetivo que se deseja alcançar com o podcast.

Geralmente, a ideia é fidelizar os consumidores e conquistar cada vez mais audiência, então é preciso dar uma atenção mais do que especial para que este planejamento ajude nessa concretização.

Além disso, antes de ir para a ação e gravar, é preciso observar alguns elementos que são importantes para o podcast e aplicar esse planejamento em cima deles. São eles:

  • Público a ser atingido;
  • Como se diferenciar da concorrência;
  • Como deixar o tema interessante;
  • Dentro do tema, qual será o conteúdo;
  • Quais convidados serão chamados;
  • Como criar “imagens” com o áudio marketing;
  • Tempo de intervalo entre novos episódios, mantendo uma boa frequência;
  • CTAs ao longo do podcast;
  • Criação da Landing Page;
  • Criação de um roteiro (um exemplo: início, CTA, meio, CTA, encerramento, etc);
  • Treinamento para entender os pontos falhos nesse planejamento.

Como gravar o meu Podcast?

Sem dúvida alguma, a gravação é um dos momentos mais esperados, é a hora em que o planejamento é colocado em ação e inicia-se, de fato, a produção do podcast. É importante que ele seja gravado em uma sala com boa acústica e conforto para os participantes.

Assim, o áudio sairá com muito mais qualidade e os participantes ficarão à vontade para dar o seu melhor. Saiba que a questão da acústica do local de gravação é mais importante do que a potência do microfone, por exemplo.

Então, é preciso estar atento ao isolamento acústico e à geração de ruídos durante a gravação. Feito isso, é possível gravar o podcast em algum software existente no mercado para este fim. Exemplos deles são o Audacity, MP3 Skype Recorder e MP3 Cut.

Como editar meu Podcast?

Como o podcast não é um programa ao vivo, então ele deverá ser editado, pois a ideia é que haja liberdade para os convidados falarem, mas nem sempre tudo isso caberá no tempo proposto, além de ser necessário fazer alguns ajustes no som.

Então, chega a hora da edição, que é fundamental para conferir a fluidez necessária ao episódio produzido. Antes de mais nada, certifique-se de que haja um backup da gravação original, para evitar possíveis problemas com a perda do arquivo ou uma edição errada.

Dependendo do software utilizado, é possível aplicar algumas técnicas que ajudem a garantir mais qualidade para o podcast: amplificação do som, redução de ruídos, compressão, normalização do áudio e equalização.

Como publicar meu Podcast?

Depois da edição, só resta publicar o podcast e anunciá-lo para o mundo. Isso pode ser feito tanto no site do negócio, quanto nas plataformas de áudio, como o SoundCloud ou o Spotify. Independentemente da plataforma escolhida, é preciso ficar atento às suas regras e acordos de publicação.

Então, faça a escolha de modo que seja mais fácil para que o público-alvo possa ter acesso ao conteúdo.

Como divulgar meu Podcast?

O último passo é divulgar o podcast para que o mundo possa ouvi-lo. Isso pode ser feito no próprio site ou com uma Landing Page. Além disso, é mais do que indicado aproveitar a base de clientes e leads que já conhecem o negócio, divulgando nas mídias sociais e enviando campanhas de e-mail marketing. Stories no Instagram, lançando pílulas do conteúdo podem ser um grande atrativo.

 
 

Deixe um comentário